Voz do que clama no deserto



Evangelho Segundo o Santo Profeta Lucas
Capítulo 3
O Evangelho de João Batista – “Aplainando os montes e outeiros”
Is 40:3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Resultado de imagem para Joao Batista imagem
Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, 2 Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. 1 E NO ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e
Aqui o Evangelista localiza o evento no tempo ao mesmo tempo que da pistas para que se pesquise o contexto histórico da época.
3 E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; 4 Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto:
Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. 5 Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; 6 E toda a carne verá a salvação de Deus.
O momento era caótico com o povo vivendo sob domínio dos romanos, sem liberdades fundamentais para uma vivencia pacífica e feliz.
 7 Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele:
Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
Um modo de vida se adquire com a educação e preceitos que regem o caráter e a moral de um ser. Se essa educação passa por desvirtuados ensinamentos, perde-se a essência da semelhança de Deus no ser e consequentemente o caos moral que abalaria toda estrutura socioeconômica de uma família, instituição ou nação ou, ainda, toda a humanidade.
A consciência do desvio de conduta quando exposta com o poder de “mensagem divina” causa motivo de uma pergunta entalada na garganta de todos.
“que faremos varões irmãos?” indagam-se as pessoas atingidas pelo Sermão de Pedro no dia do Pentecostes.
 10 E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? 11 E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
 12 E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? 13 E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
 14 E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.
Aqui são abordados alguns valores que se haviam perdidos e eram muito evidente naqueles dias: O acumulo de riquezas, cobranças indevidas e o abuso de autoridade
 15 E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo,
A mensagem divina é tão poderosa que faz com que se pense que o arauto seja divino o que João vai negar e dar as honras a quem é de fato devida:” Jesus O Cristo de Deus!”, ao que João responde:
16 Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17 Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
Aqui trata de revelação dos mistérios do porvir: Batismo com o Espírito Santo, batismo com fogo, trigo no celeiro e palha ao fogo. Sim aqui se trata-se de mistério e por isso as interpretações são objetos de discordância e de debates entre as diferentes escolas ao longo do tempo
 18 E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.
 19 Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito, 20 Acrescentou a todas as outras ainda esta
: a de encerrar João num cárcere.
Outros valores que se perdiam eram a de pudor e desrespeito ao "Santo Matrimônio"
 21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; 22 E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
 A ESTE Deus foi atribuído Grande Poder... Se voce compreende e esta insatisfeito com as coisas que evidenciamos nos nossos dias, então saiba que há uma solução... Que existe uma forma de satisfazer sua sede de justiça... de ter um mundo aprazível
Se estas fazendo a grande pergunta: "Que faremos...? " é porque fostes escolhido e achado por Deus...
Arrependa-se e converta seus atos e atitudes - seus caminhos ao Senhor!.
A serviço do Grande Rei e à sua Igreja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ

A VONTADE DE DEUS

"... se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus,..." - Parte 2